quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Plano de Aula Volta as Aulas

 














Entender a adaptação como uma oportunidade para aprender constitui-se num desafio e remete os dois pontos que incorporam valores importantes para nossas ações: acolhimento e aproximação.
1º Dia de aula (terça-feira 18/02)
Recepção e acolhimento na fila/identificação dos alunos
Apresentação pessoal, boas vindas
Apresentação dos alunos/ colocação do crachá/dinâmica do pirulo
Hora da História: O ursinho que não queria ir á escola
Estabelecer regras e rotinas diárias
Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los
Recreio: Acompanhar os alunos
Atividade: identificação do próprio nome
Atividade com alfabeto móvel/ ordem alfabética
Atividade de coordenação motora fina
Dinâmica/interação/socialização
Atividade extraclasse/ brincadeiras direcionadas no pátio
Arte: Confecção do ursinho no balão
Saída organizada e acompanhada

2º Dia de aula (quarta-feira 19/02)
Recepção na fila/identificação dos alunos
Boas vindas, meditação, oração, músicas
Chamadinha/Colocação dos crachás
Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Me desculpe)
Combinados e regras
Atividade: nome
Alfabeto móvel/ordem alfabética/nome
Recreio
Avaliação Diagnóstica
Atividade de Português (nome)
Arte: Auto-retrato
Arte: Confecção da marca do Ursinho Benjamin Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
Saída organizada e acompanhada

  
3º Dia de aula (quinta-feira 20/02)
Recepção na fila/identificação dos alunos
Boas vindas, meditação, músicas
Chamadinha/Colocação dos crachás
Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Por favor)
Combinados e regras (cortesis)
Atividade: discriminação visual
Massinha: Praxia fina
Recreio
Avaliação Diagnóstica
Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
Arte: Representação da família
Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
Arte: Dedoche de  ursinhos
Saída organizada e acompanhada

4º Dia de aula (sexta-feira 21/02)
Recepção na fila/identificação dos alunos
Boas vindas, meditação, oração, músicas
Chamadinha/Colocação dos crachás
Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Obrigado)
Atividade: Ordem alfabética (grafia e fonema)
Recreio
Avaliação Diagnóstica
Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
Arte: Minha Escola

Recreação: Parque
Objetivos:
Compreender a importância da vida escolar
Conhecer os colegas de sala bem como suas preferências
 Participar de situações significativas nas quais as possam agir e interagir com os demais 
Compreender  as regras, rotinas e atividades pré estabelecidas

Plano de Aula Pre-II Higiene Bucal

 


2ª feira         Higiene bucal como cuidar dos dentes
Série: Pré- II
Plano de aula
* Conteúdos: Socialização;
Linguagem oral;
Percepção visual
Coordenação motora.
* Recursos: Músicas; lavo os dentinhos     
Cartazes; desenhos de como deve cuidar dos dentes     
Atividade xerografada; atividade para colorir      
Massinha.
* Objetivo: Desenvolver a socialização, a linguagem oral, a percepção visual e a coordenação motora.
* Desenvolvimento/Estratégias:
1º Momento: Oração;
Música: “Gesto feito com amor”

2º Momento: Rodinha
_ Conversa Informal     como cuidar dos dentes para não ter carie
_ Hora da História: “Dentinhos limpos”
_ Como está o tempo hoje? Aniversariantes do dia.
_ Combinados das regras da sala de aula.
_ Explicação das atividades do dia
3º Momento: Atividade em folha colagem      
4º Momento: Hora da merenda
* Músicas: “Meu lanchinho” e “Não fale de boca cheia”
5º Momento: Recreação
* “Hora da brincadeira” brincadeira com corda e brincadeiras livre no parque
6º Momento: Atividade com massinha
7º Momento: Saída das crianças
* Música: “O sinal vai bater”

fonte:flavia-cantinhodospequeninos.blogpot.com

Projeto Meio Ambiente

 



 TEMA: O lixo no Meio Ambiente



2. PROBLEMÁTICA:

De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.


3. JUSTIFICATIVA:

O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.


4. OBJETIVO GERAL:

Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Conhecer o lixo que fabricamos;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
• Explorar os materiais recicláveis;
• Relacionar lixo com a natureza;
• Adquirir conhecimento referente a materiais recicláveis;
• Incentivar a separação do lixo;
• Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
• Estimular o ato criativo através de materiais recicláveis;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel)
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam pelo chão;
• Estimular a separação de materiais recicláveis;
• Construir brinquedos com materiais recicláveis;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;


6. PROCEDIMENTOS:

- Pesquisas - internet
- Conhecimentos prévios sobre o lixo;
- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;
- Divulgação de informativos referente ao reaproveitamneto de materiais reciclávies;
- Campanha do reaproveitamento de materiais reciclávies;
- Elaboração de brinquedos;
- Reciclando papel;
- Construir Lixeiras com materiais reutilizáveis para o depósito de papel e de plástico.


7. FUNDAMENTAÇÃO:

Sabemos que o lixo faz parte de nossa sociedade e portanto devemos produzí-los com muita cautela pois a natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que os bens retirados dela precisam ser melhor aproveitado e reaproveitado para assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade. Segundo a publicação da Coordenação geral de Educação Ambiental (COEA) em seu Registro de projetos de Educação Ambiental na escola, p.14 . “A consciência de que a atuação sobre o meio ambiente não pode estar restrita ao âmbito a mera ação técnica” e sim a qualquer atitude que nos leva a refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. E cada um de nós precisa minimizar de forma controlada um pouco dos problemas ambientais que existem em nossa comunidade, ex.: lixo nas ruas, materiais recicláveis misturados a lixos não recicláveis e isso depende basicamente, de cada um de nós fazer sua parte. E ao reaproveitar através da reciclagem os produtos utilizados em nosso cotidiano estaremos economizando um pouco dos recursos naturais e dessa forma, minimizando a ocorrência de impactos ambientais e sobre tudo reaproveitando os lixos para assim produzir menos lixos. Segundo José Silva Quintas no Ciclo de palestras sobre meio ambiente da Secretaria de Educação Fundamental realizado em – Brasília em 2001, neste sentido 


“[...] à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)


Sendo assim acreditamos que o ato de reaproveitamento do lixo é acreditar que o lixo não é lixo e sim fonte de reutilização de recursos para a transformação do lixo num bem comum para a sociedade. E portando o ato de reciclar deve estar permanentemente incluído em nossas vidas para assim conseguirmos resguardar um pouco dos recursos retirados da nossa própria natureza.


8. CRONOLOGIA:


Este projeto será realizado no primeiro e segundo semestre deste ano.


9. REFERÊNCIAS


Ciclo de palestras sobre meio ambiente / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília MEC ; SEF, 2001, 56 p.

Publicações sobre projetos ambientais. Secretaria de Educação Fundamental/Coordenação-Geral de Educação Ambiental- COEA - Brasília MEC ; SEF,


10. AVALIAÇÃO

- Avaliação durante o projeto;

- Avaliação da situação anterior;

- Situação atual;

- Culminância. 

Ao término do Projeto estaremos realizando uma exposição de materiais que podem ser reaproveitados e transformados num bem comum.


fonte:flavia-cantinhodospequeninos.blogpot.com

Plano de Aula de Páscoa

 


Tema: Páscoa                                                   

Professora: Flávia
Ano: 2º 
Data: 01/04/2014 á 17/04/2014
Objetivo: Proporcionar ao aluno através do conhecimento, estudo, analise e brincadeiras momentos de aprendizado significativo nas diversas áreas escolares ampliando assim seu desenvolvimento cognitivo bem como sua aquisição de conhecimentos pedagógicos á serem utilizado em sala de aula e na vida. Entender o significado da Páscoa diferenciar o sentido espiritual do comercial; propor as boas ações, a solidariedade.

Atividades Proposta:
*Conhecer a origem da Páscoa.
*Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
*Procedimentais:
*Confecção de bombons (trabalhar a receita);
*Cantar músicas referentes ao tema;
*Produção de textos referentes ao tema;
*Pesquisas;
*Confecção de cartazes;
*Recorte e colagem;
*Dobraduras
 *Leitura e Interpretação;
 *Cruzadinhas contextualizadas;
 *Classificar palavras quanto ao número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
 *Situações- problemas;
 *Pesquisar em dicionários;
 *Ler e Desenhar aquilo que se pede;
*Produção de listas;

Observação: haverá revisão das matérias e provas na semana seguinte.

Metodologia: Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do dia da Páscoa e do que difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Recursos: cartolina cola tesoura, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, revista jornal.
Disciplinas que serão trabalhadas
*Português
*História
*Artes
*Matemática
*Geografia
Avaliação: a avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Através de relatórios bimestrais e avaliações.
Visto da coordenação pedagógica.
_________________________________

Receita de massinha feita com os alunos em sala. (Turminha de Pre-I)

 



Fazendo a receita com os alunos.

Massinha

Ingredientes:

• 2 xícaras de farinha de trigo;• meia xícara de sal; 
• 1 xícara de água;

• 1 colher de óleo;

A própria criança poderá fazê-la. Basta juntar todos os ingredientes e amassá-los. Se quiser colorí-la, acrescentar tinta guache da cor desejada. ( a quantidade de tinta fica de acordo com a tonalidade desejada, vá dosando até chegar a cor ideal...)

ESTA BRINCADEIRA ESTIMULA 
:

• Criatividade;
• Motricidade,
• Controle da força muscular,
• Aquisição de conceitos: constância da massa, causa e efeito, 
• Atenção, concentração...

Plano de Aula dia do Circo

 

           
PLANO DE AULA
Tema: CIRCO
Professora:Flávia Rangel
Ano:2º
Data:10/03/2014 á 27/03/2014

ObjetivoProporcionar ao aluno através do conhecimento, estudo, analise e brincadeiras momentos de aprendizado significativo nas diversas áreas escolares ampliando assim seu desenvolvimento cognitivo bem como sua aquisição de conhecimentos pedagógicos á serem utilizado em sala de aula e na vida.
Atividades Proposta:
*Estudo de cada um dos personagens do circo;
*Estudo de sistema numeração decimal através de atividades contextualizadas;
*Produção de Texto;
*Leitura e Interpretação;
*Cruzadinhas contextualizadas;
*Caça- palavras contextualizadas;
*Estudo das cores primárias e secundárias em pintura dirigida;
*Situações- problemas;
*Enigmas envolvendo operações;
*Classificar palavras quanto ao número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
*Recorte de palavras segundo orientação do professor;
*Responder questão de múltipla escolha;
*Trabalhar operações de modo divertido;
*Pesquisar em dicionários;
*Recorte e ordenação de texto;
*Ler e Desenhar aquilo que se pede;
*Resolução de problemas;
*Produção de listas;
*Elaboração de questionários de perguntas de múltipla escolha dentro do tema;
*Escrita de frases a partir de palavras do texto;
*Fazer auto ditados;
*Ordenar o nome de palhaços famosos;
*Ditado decimal;
*Decoração de personagens do circo com papel rasgado entre outras técnicas artísticas;
*Jogos de 7 erros;
*Realizar pesquisas de campo;
*Montar álbum de personagens do circo;
*Jogos de labirintos com operações;
*Pintura com operações;
*Produção letras de músicas;
*Caracterização e montagem de fantasia dos alunos;
*Concurso de Piadas;
BRINDE: palhaço confeccionado de bala

Metodologia: Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do dia do circo e do que difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Recursos: cartolina ,cola, tesoura, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, revista jornal.
Disciplinas que serão trabalhadas
*Português
*História
*Artes
*Matemática
*Geografia

Avaliação: a avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Através de relatórios bimestrais e avaliações.
Visto da coordenação pedagógica.
_________________________________